Blog

O MUNDO LÍQUIDO

Sociedade de Consumidores para Zygmunt Bauman

A Sociedade de Consumidores é, para nosso amigo Bauman, pautada pela ideologia do consumismo. Nela, o consumo exacerbado, exagerado e supérfluo ganha status de sucesso, felicidade e bem-estar.  Ela é constituída por consumidores ávidos, competentes e engajados no ato do consumo; e Consumidores Falhos, sujeitos incapazes de se adequar à lógica do consumismo. Portanto, na…

Consumidores Falhos para Zygmunt Bauman

Na sociedade contemporânea o consumismo se coloca como estilo de vida. Diz, portanto, não somente à sua estrutura e modos de vida, mas ao ideal que dele se depreende. Participar do consumismo como prática de vida, ou seja, como consumidor ávido e competente, é sinônimo de bem-estar, sucesso e felicidade pessoal. É sinônimo, do ponto…

O velho Bauman estava certo!

Como os bons vinhos, os melhores livros são aqueles que envelhecem bem. Eles transcendem o tempo da escrita para os tempos vindouros e, ainda que datados, carregam uma mensagem potente para a posteridade. Um bom livro passa pelo crivo dos críticos. Não é imune a julgamentos. Mas, em razão de seu conteúdo, sobrevive e resiste…

A Sociedade Lobotomizada

A separação entre poder e política, denunciada por autores como Zygmunt Bauman, gerou uma sociedade lobotomizada. A sociedade lobotomizada é um pequeno ensaio sobre os reflexos sociais da pandemia no Brasil, especialmente no que se refere às ações políticas em sua gestão.

O Corpo em Zygmunt Bauman (I): a saúde, a boa forma e a cultura fitness

O corpo não é um assunto ou tema muito problematizado pelos críticos de Zygmunt Bauman, talvez por ser secundarizado ou não ter sido tema de esforços repetidos e de destaque. No entanto, Bauman se debruçou sobre ele. Constituiu um conjunto de subtemas interligados ao corpo. Destes se destacam sexo, sexualidade, desejo, identidade, comunidade, saúde e…

Auschwitz-Birkenau: ruína e silêncio

Auschwitz-Birkenau (ou Auschwitz II) integrou o complexo regional de Auschwitz, o maior Campo de Concentração. Foi construído em uma imensa área aberta ao lado da cidade de Oswieçim a partir de 1942. É como uma imensa cidade destinada ao extermínio de judeus e prisioneiros. Assim, Auschwitz-Birkenau: ruína e silêncio (Parte II) é sequência do texto…

Auschwitz: um cenário do terror e seus silêncios

Auschwitz, o maior Campo de Concentração Nazista, é um local de silêncio e reflexão. Antes, um cenário de extermínio e terror. Hoje, um patrimônio da humanidade. O complexo de Auschwitz, transformado em museu e memorial, nos permite um encontro com este triste capítulo da história moderna. Este texto refere-se a um relato de experiências de…

Carregando…

Ocorreu um erro. Atualize a página e/ou tente novamente.

Gostou do Blog O Mundo Líquido?

Receba novidades em sua caixa de entrada. Novos textos semanalmente. Inscreva-se!

[mc4wp_form id=”586″]